VIII Congresso Nacional da Psicologia

VIII CNP

Evento teve saldo positivo
Compartilhe

O VIII Congresso Nacional da Psicologia (CNP), realizado entre os dias 30 de abril e 2 de junho, em Brasília, foi um sucesso. Ao todo foram aprovadas 300 propostas para a próxima gestão do Sistema Conselhos e 28 moções. As transmissões online do evento alcançaram, em média, mil pontos conectados em todo Brasil.

A delegação, composta por 235 eleitos em todas as regiões do País, elogiou a Comissão Organizadora Nacional (Comorg) do VIII CNP, coordenada pelo delegado Aluízio Brito.

Na abertura do evento foram entregues a todos os (as) delegados (as) kits com blocos de anotações, camiseta, caneta e um relatório das atividades realizadas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) entre 2011-2013, contendo ações e prestação de contas para a categoria.

Prestação de contas

Esses três anos de gestão foram de muito trabalho e de diversos avanços para a Psicologia. As atividades foram definidas nos debates do VII CNP, realizado em 2010, e envolveram diversas ações como a promoção de eventos, reuniões e seminários para atualização e formação profissional continuada.

No campo do atendimento à categoria, foi criada a ouvidoria do CFP e canais diretos de diálogo com a categoria e com a população em geral por meio das redes sociais, atingindo mais de 60 mil pessoas no Facebook e mais de oito mil no Twitter, entre profissionais e estudantes.

Também foi ampliado o uso de ferramentas de transmissão de debates via internet, possibilitando acesso às discussões em qualquer lugar do País, democratizando a participação da categoria nos eventos realizados pelo CFP. Além disso, foram editadas diversas publicações e notas técnicas sobre temas de interesse da Psicologia.

O site do CFP também teve por transformações e passou a incluir informações sobre concursos, convênios, licitações, prestação de contas, encaminhamentos da assembleia de políticas, da administração e das finanças e relatórios de gestão.

Em 2012, ano em que a Psicologia comemorou 50 anos de regulamentação no Brasil, foi realizada a 2ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, no Anhembi, em São Paulo. O evento reuniu mais de 30 mil profissionais e estudantes em São Paulo, e mobilizou outros milhares em todo País. O cinquentenário da profissão contou, ainda, com uma exposição itinerante que contava a história da Psicologia, organizada em espaços públicos de todos os estados brasileiros.