VIII Congresso Nacional da Psicologia

Histórico

Compartilhe

O primeiro Congresso Nacional da Psicologia nasceu como processo constituinte, e foi realizado em Campos do Jordão em 1994. Na ocasião, foi discutido o Sistema Conselhos e a sua democratização, a profissão das (os) psicólogas (os) e a formação.

O segundo Congresso aconteceu em Belo horizonte em 1996, com o tema “O psicólogo vai mostrar a sua cara” e trazia outras questões que começavam a apontar para não só discutir a profissão, mas também a profissão na sua relação com a sociedade, e é o terceiro CNP que vai fazer isso. Era a preocupação da Psicologia com a questão interdisciplinar, com a questão das políticas públicas e da globalização.

Do terceiro para o quarto é formulada a ideia de que era importante pensar sempre a Psicologia com sua relação na sociedade brasileira, respondendo às necessidades dessa sociedade.

O V CNP vai apontar que era possível formular a qualidade técnica, rigor ético, mas era preciso falar com a sociedade, apoiar movimentos sociais, criar espaços onde as políticas públicas estivessem sendo formuladas e ao mesmo tempo divulgadas como referência para categoria.

O VI CNP trouxe o tema “Do discurso do compromisso social à produção de referências para a prática: construindo o projeto coletivo da profissão” e o reconhecimento de que era o momento de avançar do discurso do compromisso social para a construção de novas referências para a prática profissional que fossem coerentes com o projeto.

No VII CNP discutimos Psicologia e Compromisso com a Promoção de Direitos: um projeto ético-político para a profissão. O objetivo foi construir um programa de participação da Psicologia na promoção de direitos, ampliando a possibilidade de construir respostas efetivas às necessidades sociais, sob a ótica da inclusão social.

A Psicologia precisa estar em cena de forma compromissada, exercendo trabalho qualificado nos âmbitos da ética, técnica e política.

Congresso Tema Ano
I Congresso Nacional de Psicologia Processo Constituinte – Repensando a Psicologia 1994
II Congresso Nacional de Psicologia O psicólogo vai mostrar a sua cara! 1996
III Congresso Nacional de Psicologia Psicologia: interfaces – políticas públicas – globalização 1998
IV Congresso Nacional de Psicologia Qualidade, Ética e Cidadania nos Serviços Profissionais: construindo o compromisso social da Psicologia 2001
V Congresso Nacional de Psicologia Protagonismo social da Psicologia 2004
VI Congresso Nacional de Psicologia – Caderno de deliberações 

 

Do Discurso do Compromisso social à Produção de Referências para a Prática: construindo o projeto coletivo da profissão 2007
VII Congresso Nacional de Psicologia 

 

Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão 2010

Os comentários estão desativados.