VIII Congresso Nacional da Psicologia

Temas e eixos

Compartilhe

É tema do VIII CNP: Psicologia, Ética e Cidadania: Práticas Profissionais a Serviço da Garantia de Direitos

São eixos do VIII CNP:

EIXO 1: Democratização do Sistema Conselhos e Ampliação das formas de interação com a categoria

Os Conselhos de Psicologia são concebidos, hoje, como entidades que cumprem função social de garantir o exercício qualificado e ético da Psicologia em todo território nacional. Os Conselhos fazem a mediação entre as necessidades da sociedade e as possibilidades de resposta da Psicologia. São tarefas fundamentais e devem envolver todos e todas. Por isso, a estrutura dos Conselhos e seu funcionamento precisam ser continuamente aperfeiçoados, sendo assim, este eixo comporta propostas de ampliação das formas democráticas de estrutura, funcionamento e comunicação do Sistema Conselhos de Psicologia.

Deve-se ressaltar que este eixo no VIII CNP abre possibilidades de receber as importantes contribuições também das (os) psicólogas (os) que não estão nas gestões dos Conselhos Regionais e Federal.

Portanto, cabem neste eixo todas as teses que se referem à reformulação ou contribuição de formas democráticas de estrutura e funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia.

Palavras-chave: democratização; categoria; propostas, comunicação, transparência, participação.

EIXO 2: Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho

A Psicologia brasileira, hoje, conta com 216 mil psicólogas e psicólogos e tem compromisso com a constante qualificação do exercício profissional, a partir de uma presença organizada em diversos espaços demandados pela sociedade.

Este eixo do CNP objetiva acolher propostas de qualificação e criação de referências para o exercício profissional, convidando a categoria a fazer avançar discussões sobre os processos de trabalho desenvolvidos em diversos campos de atuação com diferentes populações.

Palavras-chave: ética; técnica; aprimoramento; referências; formação, qualificação profissional, orientação e fiscalização.

EIXO 3: Ampliação da Participação da Psicologia e sociedade nas Políticas Públicas

O desenvolvimento de um projeto ético-político para a profissão inclui e perpassa as relações da Psicologia com a sociedade e com o Estado. O projeto que se vem construindo para a Psicologia não é restrito à profissão, mas mantém relação intrínseca com as questões sociais e políticas. Pauta-se no enfrentamento das urgências e no compromisso com o bem comum.

Este eixo ressalta a necessidade de ampliação do projeto coletivo para a profissão, garantindo uma inserção qualificada da Psicologia nas políticas públicas.

Palavras-chave: políticas públicas; governo; Estado; social, sociedade, movimentos sociais, espaços públicos, veículos de comunicação.

O que se pretende com o tema do VIII CNP

São objetivos do VIII Congresso Nacional da Psicologia – VIII CNP:

a) Promover a organização e a mobilização das (o) psicólogas(o) do país possibilitando a definição da contribuição do Sistema Conselhos para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão;

b) Definir políticas nacionais referentes ao tema do VIII CNP a serem implementadas e / ou reguladas pelos Conselhos de Psicologia, na gestão 2014 a 2016.

c) Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Federal de Psicologia, na gestão 2014 a 2016.

Os comentários estão desativados.